A importância do fluxo de caixa: informações claras de entradas e saídas dos recursos, custos fixos e variáveis, planejamento

Para entender a importância do fluxo de caixa, primeiramente vamos definir de forma simples o que é fluxo de caixa:  fluxo de caixa nada mais é do que os créditos e débitos que ocorreram durante o período, normalmente mensal, em uma empresa.

Para que ele seja o mais fiel possível a realidade é necessário descrever todas as entradas e saídas de recursos num único relatório, chamado fluxo de caixa. De acordo com a contextualização de seus itens podemos visualizar as origens e destinações dos recursos, visualizar o que são os custos e receitas fixas, bem como custos e receitas variáveis.

A partir deste momento podemos entender a atual situação da empresa e traçarmos estratégias para um objetivo de curto, médio e longo prazo.

Quando falamos do futuro podemos projetar um fluxo de caixa de acordo com as decisões e visualizar quais serão os reflexos financeiros. Como trata-se de uma projeção é necessário revisita-lo com frequência para apurar sua aderência a realidade e mesmo fazer as atualizações necessárias.

Portanto o fluxo de caixa é importante para avaliarmos a situação financeira atual da empresa e onde nossas decisões poderão nos levar.

Meu Gerente Financeiro
Meu Gerente Financeiro

Somos uma equipe multidisciplinar composta por gerentes financeiros com sólida formação acadêmica, vasta experiência profissional, atuando em diversos setores da economia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *